Localizada no litoral norte de Santa Catarina, Balneário Camboriú é uma cidade cosmopolita durante todas as estações do ano, com suas praias paradisíacas e atrações inovadoras. É incontestavelmente um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do MERCOSUL. Os locais mais apreciados por moradores e turistas são o Centro, a Barra Sul e a Barra Norte de Balneário Camboriú.

Praias

As maiores atrações turísticas de Balneário Camboriú são suas belezas naturais, ao encanto do mar, à sua orla artisticamente desenhada e a todas as praias que a cercam, criando um espetáculo que não só toca os sentidos, como também a alma.

Todas essas praias, com suas características tão especiais, fazem parte de um conjunto harmônico, tendo como ponto de partida a Praia Central. A distancia entre uma e outra é pequena e vale a pena visitar todas elas, pois o acesso é fácil e a paisagem é encantadora em cada uma delas.

E assim, as praias que aqui se situam: A Praia de Laranjeiras que é a segunda mais procurada depois da Praia Central. É a única com águas totalmente calmas. Lá é possível a prática de esportes náuticos e também se concentra uma boa quantidade de restaurantes especializados em frutos do mar. A partir de 1999, a Praia de Laranjeiras virou também ponto de desembarque do bondinho aéreo, do Parque Unipraias, equipamento turístico privado muito procurado pelos turistas.

Na ponta norte de Balneário Camboriú está a Praia dos Amores. Separada da praia central pelo Morro do Careca e da Praia Brava por um rio, a Praia dos Amores é constituída predominantemente por casas e pouco comércio. Existem diversos bares de frente para o mar e são umas das áreas mais belas de Balneário Camboriú.

Comércio

A economia da cidade ainda é fortificada pelo forte comércio instalado na cidade. O comércio de Balneário Camboriú, em especial na região Central, é aberto o ano inteiro em todos os dias da semana. Com horários diferenciados do restante do comércio da região, as lojas dos mais variados setores abrem em Balneário Camboriú em horários que variam das 9h da manha até as 22h. Quem vive na cidade percebe que o comércio de Balneário Camboriú fecha totalmente em duas datas do ano. O 25 de Dezembro, Dia de Natal e no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, no restante, as datas comemorativas e em feriados nacionais, o comércio é forte e atuante, com a presença constante de turistas e de moradores de fim de semana, ou seja, pessoas de outras cidades que adquiriram imóveis no município e estão constantemente, seja em feriados prolongados ou simples finais de semana, usufruindo de seus imóveis e dos atrativos. Ainda sobre o comércio, Balneário Camboriú tem uma grande oferta de serviços. Dos mais variados, estes serviços são fundamentais para a crescente e constante indústria da construção civil, que todos os dias inauguram um novo edifício residencial na cidade.


Construção Civil

Com apenas 47 quilômetros quadrados de área total, Balneário Camboriú reúne uma das maiores concentração de empreendimentos residenciais de luxo do país. A Avenida Atlântica tem hoje um dos metros quadrados mais caros de Santa Catarina.

Os empreendimentos de alto padrão variam de R$ 1 milhão à R$ 8 milhões. Este mercado impulsiona conseqüentemente o segmento da construção civil na cidade, tornando Balneário Camboriú em uma referencia do setor em todo sul do Brasil.


Vida Noturna

Além da fama turística e de suas belas praias, Balneário Camboriú tem uma excelente vida noturna. Comparando com várias capitais do país, a cidade tem boas opções para diversão, gastronomia e música. A Barra Sul é o destino mais procurado com boates e bares, lá se destacam também estabelecimentos com culinária mexicana, australiana, japonesa e restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. As boates também somam garantindo a animação das pessoas, com opções que vão desde o sertanejo universitário, passando pelo pop rock e chegando à música eletrônica. Neste último ramo, Balneário Camboriú tem reconhecimento internacional, com a presença de inúmeras casas noturnas que abrigam a vinda dos melhores DJs do Mundo.


Fonte: O Sol Diário e Gazeta do Povo